COMO SE FILIAR À AGGBR

Conforme o Estatuto, os associados serão divididos nas seguintes categorias:

ASSOCIADOS FUNDADORES: os que ajudaram na fundação da AGGBR, e que são relacionados na lista de presença anexa à Ata da Assembleia Geral da Fundação da Associação Grafológica Grafo Brasil.

ASSOCIADOS BENEMÉRITOS: os que contribuem com donativos e doações.

ASSOCIADOS CONTRIBUINTES: as pessoas físicas ou jurídicas que contribuem, anualmente, com a quantia fixada pela Assembleia Geral;

ASSOCIADO HONORÁRIO: os que, pertencendo ou não ao quadro social, contribuírem de maneira especial para o desenvolvimento da grafologia, dentro ou fora do País, admitidos mediante aprovação da Assembleia Geral.

Os Associados Fundadores, e somente estes, acumulam automaticamente cargo no Conselho Deliberativo, de forma vitalícia, sem prejuízo de seus deveres e direitos como associados.

CRITÉRIOS DE FILIAÇÃO

* O interessado em ingressar na Associação como ASSOCIADO CONTRIBUINTE poderá ser incluído em duas categorias:

Associado Contribuinte Efetivo ou Associado Contribuinte Estudante

- ASSOCIADO CONTRIBUINTE EFETIVO poderá participar de todas as Reuniões de Decisão, bem como das Comissões de Trabalho e Apresentações em Simpósio, Congressos e Seminários.

- ASSOCIADO CONTRIBUINTE ESTUDANTE será convidado a participar dos eventos com direito a desconto de 50%. Excepcionalmente poderá apresentar algum Estudo sob tutela de um Professor, Associado Contribuinte Efetivo.

Todos os ASSOCIADOS CONTRIBUINTES pagarão a anuidade da Associação. Conforme rege o Estatuto, a quantia fixada pela Assembleia geral é de vinte por cento (20%) do salário mínimo nacional, podendo ser mudado em uma Assembleia Geral com pauta única e específica sobre este assunto.

ADMISSÃO DE ASSOCIADOS CONTRIBUINTES

Pelo Estatuto, pessoas físicas isentas de qualquer pretensão remunerada, comprovada sua capacidade civil, livre e desimpedida dos crimes cuja pena vede o exercício da administração de associação e das atividades inerentes aos fins sociais.

ESCOLARIDADE MÍNIMA: Ensino Médio completo.

FORMAÇÃO EM GRAFOLOGIA: Completa ou em andamento

O interessado deverá encaminhar e-mail de solicitação de filiação à Secretaria da Associação. Em retorno receberá uma FICHA DE FILIAÇÃO, que deverá ser preenchida e encaminhada – via e-mail – com todos os documentos comprobatórios, escaneados, conforme abaixo especificados:

Documento de identidade com foto

01 foto atual 3x4

Aceite (em ficha de inscrição) do presente estatuto e os princípios nele definidos

Afirmação (em ficha de inscrição) de idoneidade moral e reputação ilibada

Compromisso (em ficha de inscrição) de honrar pontualmente com as contribuições associativas

Comprovante de formação completa em grafologia

Comprovante de formação, em andamento, em grafologia

Carta de encaminhamento da Escola ou Instituto no qual realizou ou realiza a formação

Carta de próprio punho, justificando o interesse de se filiar a Associação.

Observação 1: A aprovação do Processo de Solicitação de Filiação passará por avaliação da Diretoria, do currículo grafológico do interessado – que deverá estar compatível com o currículo mínimo requerido pela Associação. A Secretaria fornecerá o retorno, por escrito, num prazo máximo de 30 dias.

Observação 2: Caso o processo seja indeferido por não possuir currículo (conhecimento) compatível com o mínimo requerido pela Associação, o mesmo poderá ser aceito pela Diretoria e terá um prazo de 01 ano para nivelar seu conhecimento conforme os critérios de filiação.

Observação 3: Deferida a solicitação, o Novo Associado Contribuinte, terá seu nome, imediatamente, lançado no livro de associados, e no site da AGGBR, com indicação de seu número de matrícula e categoria à qual pertence.

O associado receberá uma CARTEIRINHA VIRTUAL DE FILIAÇÃO, com foto, e o devido número de Associado.

CURRÍCULO MÍNIMO PARA FILIAÇÃO

Tendo como foco a relação do associado com seus pares e com o mercado, e também a manutenção do nível da Grafologia no ambiente desta Associação, publicamos neste site o conhecimento mínimo que a AGGBR espera que seus associados tenham:

Código de Ética

Breve cronologia da História da Grafologia

Validade da Grafologia (Projetiva ou Expressiva)

Campos de Aplicação

As Leis da Escrita

Ambiente Gráfico

Observação Gráfica

Fisiologia do Gesto Gráfico: processamento Fisiológico da Escrita (cérebro, córtex cerebral, sistema nervoso central (encéfalo e medula) e periférico, hemisférios cerebrais, tálamo e hipotálamo)

Estudo comparativo das Teorias e Escolas Grafológicas (Simbolismo de Max Pulver, Ritmo de Klages, Trillat, etc.)

Estudo dos Gêneros Gráficos

Estudo das Ovais, dos Traços Iniciais e Finais da Extensão da Escrita, dos Símbolos Especiais (Gestos Tipo e Letras reflexas), da Relação entre as Margens, Sinais Diacríticos, Assinatura

Elaboração de Perfil Grafológico Confidencial com base no Perfil do Cargo e em Competências

Teorias de Movimento e Espaço de Robert Heiss (saber distinguir as manifestações gráficas no Espaço, na Forma e no Movimento)

Saber correlacionar as Zonas Gráficas entre si; Sistemas e Métodos; Harmonia Gráfica; Duplo significado dos traços expressivos; Dom Gráfico e Habilidade Gráfica

Sinais de Insinceridade

Noções de Grafopatologia

Noções da Escola Morettiana: Espaços, traços (Rizos) da escola italiana: do subjetivismo, da afetação, da fleuma, da ocultação, do desprezo, da mitomania, da confusão, da independência, da insegurança material.

MESES DE ADESÃO

Trimestralmente, ou seja, somente nos meses MARÇO, JUNHO, SETEMBRO E DEZEMBRO, a Associação receberá novas solicitações de interesse de adesão.

Associe-se!

Faça parte deste movimento agora!