Grafologia Genética de Wilhelm Hager

Este pequeno apontamento é fruto de seguir a pesquisa que outros grafólogos fizeram em suas obras. Neste caso, encontramos uma referência a Auguste Oesterreicher, ‘a violinista e grafóloga conhecida’ na página 63 da obra Grafologia Psicológica (1935), de Marianna Leibl.

Como não conhecia a ‘conhecida grafóloga’, a pesquisa me levou à descoberta de que ela ajudou a Wilhem Hager a escrever “Grafologia Genética” de 1956, fato que ele agradece no fim de seu prefácio.Esta ajuda ocorreu muito depois dela ser citada por Marianne Leibl, eis que esta tampouco conheceu Hager, pois se desvinculou da grafologia nos anos 1950, quando passou a ser atriz de cinema (morreu em 1988 aos noventa anos). Este apontamento não tem a pretensão de traduzir e resumir o livro de Hager, mas sim de mostrar que uma pesquisa nos leva a descobertas que podem nos trazer mais profundidade no estudo da grafologia, tanto em amplidão (autores) quanto em profundidade (temas) e o que os motiva.

GRAFOLOGIA GENÉTICA DE WILHELM HAGER

Grafologia genética: A Mudança de Personalidade, do Dr. Wilhelm Hager Com 48 ilustrações Editora JOHANN AMBROSIUS BARTH, MUNCHEN

ISBN-13: 978-3-540-79666-4 DOl: 10.1007/978-3-642-46885-8 e-isbn-13: 978-3-642-46885-8 Johann Ambrosias Barth Munique 1957. Todos os direitos, também reservado para os Nachdmds parciais, a reprodução fotomecânica e Oberset'Zang.

PREFÁCIO Este trabalho pretende dar impulso a um método de pesquisa que, se sistematicamente ampliado e continuado, promete múltiplos resultados para o refinamento da técnica de interpretação grafológica e um verdadeiro desafio para a ciência da expressão. Apesar de algumas lacunas, que não puderam ser evitadas por falta de material adequado, esperamos dar algumas sugestões aos nossos colegas e incentivá-los a seguir caminhos semelhantes com suas ferramentas e experiências. As questões de desenvolvimento estão no ar hoje. Isso se aplica não apenas à psicologia escolar. A psicologia profunda também se vê cada vez mais compelida a usar a sonda genética .para tentar realizar o que chama de "amplificação da personalidade" .O fato de a caligrafia dos jovens até os 30 anos apresentar uma justaposição de rotina e aparente maturidade e, ao mesmo tempo, traços retrógrados e infantis não ocorria tanto antes da Segunda Guerra Mundial. No entanto, anomalias de desenvolvimento desse tipo não são de forma alguma limitadas aos adolescentes. Eles também podem ser observados em adultos, mesmo na velhice. Evidência de que as mudanças em nossa estrutura social estão tendo um impacto perturbador e perturbador no desenvolvimento do caráter como nunca antes. A pressa de nossa vida está envolvida em grande medida. Então hoje o caracterólogo deve se preocupar com esses processos de forma mais completa e consciente do que antes. As experiências do grafólogo podem contribuir muito para o esclarecimento. O workshop de grafologia em Tübingen no outono de 1955 mostrou como a grafologia está convencida da importância do problema do desenvolvimento, a questão do desenvolvimento. Então acreditamos que o terreno está preparado para o nosso trabalho, que o momento é propício para a sua compreensão. Se os pares disponibilizassem suas próprias pesquisas neste campo e se formasse uma comunidade de trabalho e pesquisa para uma grafologia genética, algo do que o autor pretendia ao escrever seus pensamentos se cumpriria.

VI O autor é particularmente grato a sua querida colega Auguste Oesterreicher, Munique, que participou ativamente no desenvolvimento de seu trabalho. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para expressar nossos sinceros agradecimentos a ela por isso. Ele também  agradece ao editor Johann Ambrosius Barth por seu apoio voluntário. Munique, outono de 1956 Wilhelm Hager

SÍNTESE DO CONTEÚDO I. Introdução à questão........ Fontes de erro e sua eliminação 1-2 - Prática anterior 2 - Análise transversal e longitudinal 3 - Escrita e desenvolvimento da personalidade como problemas 3-6 - Desenvolvimento psicologia do arco e do movimento 6-7 - Experiência do movimento e legibilidade da caligrafia 7-8 1 II. História do problema..... 9 1. Precursores de uma grafologia genética 9 Steinitzer 9 - Muller-Enskat 9-II 2 .Mudança de caráter na caligrafia........ ... II Educação II-I2 - Profissão 12 -13 - Escolha da profissão 13-14 - Adaptação à sociedade 14-15 - Faixa de desenvolvimento e sociedade 15-16 - Latência dos traços de caráter 16-17 - Mudanças na estrutura da personalidade 17-18 - Situações de conflito 18 - Adaptação interna (pó) 18-19 3. A questão do desenvolvimento em psicologia escolar.........19 Psicologia infantil 19-20 - Psicologia do desenvolvimento 20 - Schimtgedanke 20-22 - Palagyi 22-24 - Desenvolvimento e gênese por Lersch 24-26 - Teoria do desenvolvimento por Pfander 26-32 4. A questão do desenvolvimento em grafologia...... ... 32 Possibilidades de uma grafologia genética 32-33 - Dificuldades na obtenção de material 33 - Forma transversal de desenvolvimento da escrita 33 - Mudanças transitórias 34-37 - Duplicação na caligrafia 37-40 - Aquisição e desenvolvimento 40-42 - Escrita conversão com CF Meyer -52 - A variabilidade dos caracteres (Kretschmer) 52-55 III. O desenvolvimento da caligrafia 56 I. Impressões de identificação gráfica.........56 Módulo de desenvolvimento 56 - Tipismo e desenvolvimento atípico 56-57 - Tempo e objetivo do desenvolvimento 57-59 - Psicologia do desenvolvimento diferencial 59-62 - O significado metafísico e religioso do processo de desenvolvimento 62-64 - Span 64-69 - Elasticidade 64- 69 -70 - Renovação 70 - Valor do módulo de desenvolvimento para a análise de sentido 70 2. Mudanças nas características da escrita 71 Nível da forma 71-72 - Crítica 72-74 - Movimento, espaço e forma como motivos de desenho da forma nível 74-75 - Dinâmica e drama da gênese do nível 75-76 - Modificações gerais de características: regularidade-irregularidade; grande pequeno; pressão e pressa; Formulário de ligação 76-77

VIII 3. Balança ................ 78 Balança e módulo de desenvolvimento 78 - Balança na caligrafia de Klages 78-79 - Modificação típica e atípica da balança 80-82 - Balança e período 82-84 - Equilíbrio e conceito de harmonia 84-85 - A caligrafia de Goethe e seus problemas 85-98 (em Ungem-Stemberg 85-87 - Pulver 87 - Pophal 87-89 - Lutz Wagner 89-92 - Hoferichter 92-93 - Comentários críticos sobre o problema de harmonia em Goethe 93-98) 4. Conectividade e forma de apego....... 98 Mudança de desconexão em conexão 98-100 - Mudança de conexão em desconexão IOO-IOI - O assalto foi "transition " ao contrário? IOI-I02 - forma de ligação 102-103 - apoiou a direção secundária em Nietzsche 103-107 - em outros casos I07-1I3 IV .2. Slogan e encadernação no manuscrito........ 1 2 7 Determinação e interpretação do caráter do slogan e encadernação I27-129 - Aplicação à característica de conectividade 129-133 - Apresentação em Klages 133-134 V. Outros enrolamentos de fenda. 135 Configurando um módulo de desenvolvimento e avaliando-o 135-143 - O formulário Müller-Enskat! 143-145 - Crítico 145-147 VI. Valor sumário de uma grafologia genética 148 - programa de trabalho 148-149 - - escritos patológicos 149-150 - grafologia genética e psicologia profunda 150-152 VII Registro de autores. VIII. Lista de fontes Cb.

Autor: Erwin André Leibl - Grafólogo e Psicanalista